O FUTURO É AGORA

As atividades da instituição estão voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes distribuídos nos programas de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvido por meio do projeto “O Futuro é Agora”.
As atividades abordam questões relevantes sobre a infância, adolescência e juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e artísticas, esportivas e formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

As atividades também desenvolvem habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, além de realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura, arte-educação e esporte-lazer. As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição infanto-juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social. Para o desenvolvimento dessas atividades, as ações socioeducativas são construídas a partir dos eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participação que, por sua vez, se divide em dois sub eixos: Participação da Criança e Participação do Adolescente que sustentam e orientam a reflexão sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, ao meio ambiente, à sustentabilidade e participação cidadã.

            Estes eixos estruturam o trabalho com temas, tais como:

  • Direitos Humanos;
  • Diversidade de Condição;
  • Diversidade Cultural;
  • Violência e Violação de Direitos;
  • Trabalho e Consumo;
  • Direitos Sociais da Pessoa Humana;
  • Prática da Cidadania;
  • Meio Ambiente;
  • Família e Comunidade;
  • Trabalho Infantil, entre outros.

 Objetivos Geral:

 Promover juntamente com as crianças e adolescentes, que frequentam o programa seja capaz, um ciclo de aprendizagem e desenvolvimento de  habilidades, que os tornem capazes de interferir e transformar o meio familiar e social em que vivem apropriando-se de sua condição de sujeito de direitos, por meio de ações que fortaleçam valores e atitudes de convívio como dignidade,  solidariedade, justiça, coragem, cuidado consigo mesmo, com as pessoas, com o meio ambiente e com a comunidade.

Específico:

  • Contribuir, com crianças e adolescentes, no desenvolvimento da somatória de qualificações necessárias para o exercício da cidadania plena na vida pessoal, social e profissional garantindo as oportunidades para desenvolverem suas potencialidades e capacidades de forma digna e autônoma em busca da melhoria de sua qualidade de vida;
  • Criar circuitos alternativos de vivência e convivência para crianças e adolescentes no contra turno da escola regular;
  • Atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social investindo-os de competências e habilidades para transformar sua realidade social e humana;
  • Estimular o inter-relacionamento comunitário e fortalecer a autoestima e a identidade social de crianças e adolescentes;
  • Atender crianças e adolescentes no contra turno da escola regular criando um espaço educativo não formal que proporcione uma complementação de seu processo de formação.
  • Oferecer, a criança e adolescente, formação intelectual e cultural que proporcione a aquisição de capacidade de tomar decisões e posições a partir de análises socioeconômica, histórica, cultural, em todas as dimensões da vida;
  • Propiciar atividades que estimule as crianças e adolescentes a terem atitude de cooperação individual e coletiva em situações particulares e/ou grupais;
  • Promover a Inclusão Social.

Público Alvo
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 15 a 17 anos e 11 meses.

De 06 a 12 anos

  • Estimular à criança para reconhecer seus direitos aos serviços básicos das políticas públicas segundo suas necessidades e interesses, para que, futuramente, tenha possibilidade de exercitar sua cidadania;
  • Oferecer atividades que contribuam para o desenvolvimento de habilidades necessárias o seu cotidiano em busca da autonomia para uma vida saudável;
  • Contribuir para o conhecimento dos propósitos da leitura, da escrita, comunicação oral e do cálculo para utilizá-los em contextos reais diversos;
  • Promover a utilização das diferentes linguagens: artística, corporal e verbal.

De 12 a 15 anos

  • Colaborar para o reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo na ampliação das possibilidades de escolha no cotidiano;
  • Valorizar a família e a comunidade como espaços de identidade e pertencimento;
  • Mostrar quão salutar e necessária é a convivência com diferentes grupos, respeitando as diferenças – convicções, condição social, time de futebol, jeito de vestir, de pensar e de agir, faixa etária – e ao mesmo tempo em que se faz necessário rejeitar ações que expressam todo tipo de discriminação;
  • Promover o interesse por ações de mobilização pela preservação do meio ambiente e pela garantia dos serviços sociais básicos;
  • Apresentar o significado de “autonomia” – ser governado por si mesmo nas diferentes interações e regulações sociais – ao longo da vida;
  • Estimular a confiança na própria capacidade de aprender e de atuar.

De 15 a 17 anos

  • Colaborar para o reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo na ampliação das possibilidades de escolha no cotidiano;
  • Promover e estimular a convivência pautada em valores éticos, trabalho em grupo respeitando pontos de vista distintos e utilizando o diálogo na resolução de conflitos;
  • Contribuir para o conhecimento e utilização dos espaços de participação pública;
  • Promover o autocuidado com sua saúde de forma preventiva e responsável;
  • Contribuir para o conhecimento dos conceitos de diversidade, liberdade e identidade cultural na sua relação com o outro e com o momento histórico;
  • Propiciar o conhecimento de estratégias de cuidado e preservação do ambiente coletivo;
  • Estimular a reflexão que promova o senso critico para analisar as ofertas do mercado de trabalho relacionando-as com seus interesses.