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Atividades

De 06 a 12 anos

De 12 a 15 anos

De 15 a 17 anos

Detalhamento das Atividades

Descrição:

 

As atividades da instituição estão voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes distribuídos nos programas de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvido por meio do projeto “O Futuro é Agora”. 
As atividades abordam questões relevantes sobre a infância, adolescência e juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e artísticas, esportivas e formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. 

As atividades também desenvolvem habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, além de realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura, arte-educação e esporte-lazer. As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição infanto-juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social. Para o desenvolvimento dessas atividades, as ações socioeducativas são construídas a partir dos eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participação que, por sua vez, se divide em dois subeixos: Participação da Criança e Participação do Adolescente que sustentam e orientam a reflexão sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, ao meio ambiente, à sustentabilidade e participação cidadã. 

Estes eixos estruturam o trabalho com temas , tais como: Direitos Humanos; Diversidade de condição; Diversidade cultural; Orientação sexual; Violência e Violação de Direitos; Trabalho e Consumo; Direitos Sociais da Pessoa Humana; Prática da Cidadania; Ética; Meio Ambiente; Família e Comunidade; Trabalho Infantil entre outros.

Objetivos

Geral:

 
Que o usuário desse programa seja capaz, completado o ciclo de aprendizagem, de interferir e transformar o meio familiar e social em que vive apropriando-se de sua condição de sujeito de direitos por meio de ações que desenvolvam e fortaleçam valores e atitudes de convívio – dignidade, a solidariedade, a justiça, a coragem, o cuidado consigo mesmo, com as pessoas, com o meio ambiente e com a comunidade numa somatória de qualificações necessárias para o exercício da cidadania plena em sua vida pessoal, social e profissional garantindo a todos as oportunidades para desenvolverem plenamente suas potencialidades e capacidades e, assim, viverem de forma digna e autônoma em busca da melhoria de sua qualidade de vida.
Criar circuitos alternativos de vivência e convivência para crianças e adolescentes no contraturno da escola regular.

Específico:

 – Atender jovens em situação de vulnerabilidade social investindo-os de competências e habilidades para transformar sua realidade social e humana;- Estimular o inter-relacionamento comunitário e fortalecer a autoestima e a identidade social;- Atender crianças e adolescentes no contraturno da escola regular criando um espaço educativo não formal que proporcione uma complementação de seu processo de formação.- Formação intelectual e cultural- Aquisição de capacidade de tomar decisões e posições a partir de análises;- Formação de juízos de valor a partir da vivencia no ambiente social;- Cooperação individual e coletiva em situações particulares e/ou grupais;- Inclusão Social. 

Público Alvo

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 15 a 17 anos.

De 06 a 12 anos

– Estímulo à criança para reconhecer seus direitos aos serviços básicos das políticas públicas segundo suas necessidades e interesses, para que, futuramente, tenha possibilidade de exercitar sua cidadania;
– Desenvolvimento de habilidades necessárias para a vida cotidiana em busca da autonomia para uma vida saudável;
– Conhecimento dos propósitos da leitura, da escrita, comunicação oral e do cálculo para utilizá-los em contextos reais diversos;
– Utilização das diferentes linguagens: artística, corporal e verbal.

De 12 a 15 anos

– Reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo para ampliação das possibilidades de escolha;
– Valorização da família e a comunidade como espaços de identidade e pertencimento;
– Convivência com diferentes grupos, respeitando as diferenças (convicções, condição social, time de futebol, jeito de vestir, de pensar e de agir) e repudiando ações de discriminação;
– Promover o interesse por ações de mobilização pela preservação do meio ambiente e pela garantia dos serviços sociais básicos;
– Conhecer o significado de “autonomia” – ser governado por si mesmo nas diferentes interações e regulações sociais – ao longo da vida;
– Confiar na própria capacidade de aprender e de atuar.


De 15 a 17 anos

– Reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo para ampliação das possibilidades de escolha;
– Convivência pautada em valores éticos, trabalho em grupo respeitando pontos de vista distintos e utilizando o diálogo na resolução de conflitos;
– Conhecimento e utilização dos espaços de participação pública;
– O cuidado com sua saúde de forma preventiva e responsável;
– Conhecimento dos conceitos de diversidade, liberdade e identidade cultural na sua relação com o outro e com o momento histórico;
– Conhecimento de estratégias de cuidado e preservação do ambiente coletivo;
– Saber analisar as ofertas do mercado de trabalho relacionando-as com seus interesses.

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