O FUTURO É AGORA
As atividades da instituição estão voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes distribuídos nos programas de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvido por meio do projeto “O Futuro é Agora”.
As atividades abordam questões relevantes sobre a infância, adolescência e juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e artísticas, esportivas e formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
As atividades também desenvolvem habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, além de realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura, arte-educação e esporte-lazer. As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição infanto-juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social. Para o desenvolvimento dessas atividades, as ações socioeducativas são construídas a partir dos eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participação que, por sua vez, se divide em dois sub eixos: Participação da Criança e Participação do Adolescente que sustentam e orientam a reflexão sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, ao meio ambiente, à sustentabilidade e participação cidadã.
Estes eixos estruturam o trabalho com temas, tais como:
- Direitos Humanos;
- Diversidade de Condição;
- Diversidade Cultural;
- Violência e Violação de Direitos;
- Trabalho e Consumo;
- Direitos Sociais da Pessoa Humana;
- Prática da Cidadania;
- Meio Ambiente;
- Família e Comunidade;
- Trabalho Infantil, entre outros.
Objetivos Geral:
Promover juntamente com as crianças e adolescentes, que frequentam o programa seja capaz, um ciclo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, que os tornem capazes de interferir e transformar o meio familiar e social em que vivem apropriando-se de sua condição de sujeito de direitos, por meio de ações que fortaleçam valores e atitudes de convívio como dignidade, solidariedade, justiça, coragem, cuidado consigo mesmo, com as pessoas, com o meio ambiente e com a comunidade.
Específico:
- Contribuir, com crianças e adolescentes, no desenvolvimento da somatória de qualificações necessárias para o exercício da cidadania plena na vida pessoal, social e profissional garantindo as oportunidades para desenvolverem suas potencialidades e capacidades de forma digna e autônoma em busca da melhoria de sua qualidade de vida;
- Criar circuitos alternativos de vivência e convivência para crianças e adolescentes no contra turno da escola regular;
- Atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social investindo-os de competências e habilidades para transformar sua realidade social e humana;
- Estimular o inter-relacionamento comunitário e fortalecer a autoestima e a identidade social de crianças e adolescentes;
- Atender crianças e adolescentes no contra turno da escola regular criando um espaço educativo não formal que proporcione uma complementação de seu processo de formação.
- Oferecer, a criança e adolescente, formação intelectual e cultural que proporcione a aquisição de capacidade de tomar decisões e posições a partir de análises socioeconômica, histórica, cultural, em todas as dimensões da vida;
- Propiciar atividades que estimule as crianças e adolescentes a terem atitude de cooperação individual e coletiva em situações particulares e/ou grupais;
- Promover a Inclusão Social.
Público Alvo
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 15 a 17 anos e 11 meses.
De 06 a 12 anos
- Estimular à criança para reconhecer seus direitos aos serviços básicos das políticas públicas segundo suas necessidades e interesses, para que, futuramente, tenha possibilidade de exercitar sua cidadania;
- Oferecer atividades que contribuam para o desenvolvimento de habilidades necessárias o seu cotidiano em busca da autonomia para uma vida saudável;
- Contribuir para o conhecimento dos propósitos da leitura, da escrita, comunicação oral e do cálculo para utilizá-los em contextos reais diversos;
- Promover a utilização das diferentes linguagens: artística, corporal e verbal.
De 12 a 15 anos
- Colaborar para o reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo na ampliação das possibilidades de escolha no cotidiano;
- Valorizar a família e a comunidade como espaços de identidade e pertencimento;
- Mostrar quão salutar e necessária é a convivência com diferentes grupos, respeitando as diferenças – convicções, condição social, time de futebol, jeito de vestir, de pensar e de agir, faixa etária – e ao mesmo tempo em que se faz necessário rejeitar ações que expressam todo tipo de discriminação;
- Promover o interesse por ações de mobilização pela preservação do meio ambiente e pela garantia dos serviços sociais básicos;
- Apresentar o significado de “autonomia” – ser governado por si mesmo nas diferentes interações e regulações sociais – ao longo da vida;
- Estimular a confiança na própria capacidade de aprender e de atuar.
De 15 a 17 anos
- Colaborar para o reconhecimento do processo de escolarização como valor para fortalecimento da cidadania e o processo socioeducativo na ampliação das possibilidades de escolha no cotidiano;
- Promover e estimular a convivência pautada em valores éticos, trabalho em grupo respeitando pontos de vista distintos e utilizando o diálogo na resolução de conflitos;
- Contribuir para o conhecimento e utilização dos espaços de participação pública;
- Promover o autocuidado com sua saúde de forma preventiva e responsável;
- Contribuir para o conhecimento dos conceitos de diversidade, liberdade e identidade cultural na sua relação com o outro e com o momento histórico;
- Propiciar o conhecimento de estratégias de cuidado e preservação do ambiente coletivo;
- Estimular a reflexão que promova o senso critico para analisar as ofertas do mercado de trabalho relacionando-as com seus interesses.