"A HORA DO ADOLESCENTE"

Pensando em nos adequar às novas diretrizes implementadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que, entre outros, reorganiza os horários do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, entre elas as sediadas em nosso município. Nisso, entendemos ser necessário e urgente antecipar-se em planejar um novo cronograma de horários para 2022 com objetivo de continuar atendendo os adolescentes matriculados nas escolas em período integral (PEI).

 A proposta da secretaria de educação é que, até 2023, todas as escolas estaduais insiram em seu fundamental II e Médio a proposta de ensino integral onde, todas as escolas do Estado, irão praticar o seguinte cronograma: entrada dos alunos as 07:30h e saída às 14:30 ou 16H30. 

Hoje, temos aproximadamente 42 adolescentes nesta faixa etária entre 12 e 18 anos que, sem o programa “A HORA DO ADOLESCENTE” seriam desligados do SCFV pela impossibilidade de frequentar o Serviço; acreditamos que, a não participação deste público no SCFV, os impedirá de concluir um dos ciclos   de aprendizagem de vida voltada para complementar o desenvolvimento de sua humanidade – desenvolvimento físico, mental, espiritual, social – a que eles têm “direito inalienável”,  de acordo com os  princípios proclamados na  Carta das Nações Unidas e pactuados pelos países membros na Convenção  sobre os Direitos da Criança (e, por consequência, do Adolescente)que dá embasamento para os quatro pilares da educação para o terceiro milênio, sendo que o pilar “aprender a conviver” define e estrutura a concepção do Serviço que ora ofertamos para essa população.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Percurso I – A criação do grupo e a construção do pacto de convivência;

Percurso II – Este sou eu;

Percurso III – Eu não sigo sozinho;

Percurso IV – A família que eu tenho;

Percurso V – Como me vejo e cuido de mim;

Percurso VI – Assumindo meu lugar no território;

Percurso VII – Minhas perspectivas no Mundo do Trabalho;

Percurso VIII – Meu Projeto de Vida.

 

FERRAMENTAS TRABALHADAS:

  • Fotografia;
  • Cinema;
  • Culinária;
  • Esportes;
  • Informática;
  • Produção AudioVisual (edição de Vídeo e Imagem);
  • Jogos Online (e-Sportes)
  • Atividades Externas(Visita a museus, ginásios, espaços culturais, praãs,parque e outros)
  • Debates e Reflexõessobre Diversos Temas;
  • Grafite; 
  • E muito Mais.